Nos próximos capítulos da novela A Gata, Paulo (Daniel Arenas) descobrirá muitas verdades que foram ocultadas por seus pais. Primeiro, dona Rita pedirá a ajuda de Jacira para gravar um vídeo enquanto ela estiver internada, contando que seu pai escondeu suas cartas e fez Esmeralda acreditar que ele a abandonou. Também revela que ele é o pai dos gêmeos de Esmeralda e não o italiano como ela mesma havia dito.
Paulo procura Esmeralda, que o rejeita e diz que quem os separou não foram seus pais ou dona Rita, mas sim a falta de confiança que existe entre eles. Paulo pergunta se os bebês são mesmo seus filhos e Esmeralda não responde dizendo que são filhos dela e que isso já basta.
Jacira tenta impedir casamento de Paulo e Mônica
Jacira dirá para Paulo que Silencioso não é amante ou companheiro amoroso de Esmeralda, mas sim seu pai, só que ela ainda não sabe. Paulo fica surpreso, mas marrento, diz que seguirá com o plano de se casar com Mônica.
No dia do casamento, Jacira vai até a igreja com Paulinho nos braços. A mulher apresenta o menino para Paulo, diz que é seu filho e comenta o quanto pai e filho se parecem. Paulo quase pega o menino no colo, mas Mariano o manipula, pois Mônica já está entrando na igreja acompanhada do pai.
Paulo abandona Mônica no altar
O casamento começa e Jacira segue segurando o menino perto de Paulo, para que ele o veja. O rapaz começa a pensar que teve muitas descobertas recentemente e que já não pode pensar da mesma maneira. Paulo diz para si que os gêmeos são seus filhos.
O padre pergunta se Paulo aceita Mônica como sua esposa e ele se vira para a noiva, se desculpando: “Mônica, sinto muito. Aqui em frente a Deus te juro que sinto muito. São meus filhos e não posso me casar com você e com ninguém mais”. Começa um alvoroço na igreja. Os pais da noiva ficam furiosos e Lorena explode de raiva do filho, que protege Jacira para que a mãe não toque no bebê que ela carrega nos braços.