Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, exibida na tela da Globo, todo o passado de Agatha começa a ser desvendado e víbora revela a verdade por trás do seu desejo de se vingar de Antônio, tirando tudo que é dele.
Agatha voltou para Nova Primavera com a premissa de querer arrancar toda a fortuna de Antônio. Contudo, a questão que a faz odiar o magnata vai bem mais além do ciúme descontrolado que ele sentia dela.
Segundo Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, a família de Antônio foi a responsável por causar a maior tragédia na vida da família de Agatha que, além de ter seu pai assassinado, viu sua mãe se definhar ao ter que criá-la na mais absoluta miséria. O pai de Antônio tirou as terras da família de Agatha, mas o pai da víbora tentou tê-las de volta e acabou sendo assassinado por um dos jagunços do magnata.
Mãe de Agatha morreu na miséria
Sem ter nada, a mãe de Agatha foi obrigada a fugir com a herdeira, mas acabou morrendo de desgosto, por não suportar a miséria que viviam. Logo depois, Agatha conheceu Gentil, com quem teve um romance. A vontade de se casar com Antônio e se vingar surgiu quando eles se mudaram para Nova Primavera.
Agatha quer se vingar de Antônio em nome da família
No entanto, o plano acabou não saindo como o esperado, pois Antônio fez da vida dela um verdadeiro inferno. Agora, anos depois, Agatha voltou disposta a tirar tudo que é de Antônio, fazendo com que sua vingança, iniciada anos atrás, seja cumprida, e ela possa lavar a honra de sua família.