A televisão brasileira está de luto mais uma vez na semana. Poucos dias após a morte de Elizângela do Amaral Vergueiro, foi confirmado neste domingo (05), o falecimento da atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos.
A artista estava hospitalizada em uma unidade de saúde de João Pessoa, na Paraíba, e acabou não resistindo às complicações de um quadro de pneumonia. A morte foi registrada por volta das 4h30, e horas depois acabou sendo oficializada por familiares.
Lolita Rodrigues foi figura importante na difusão e desenvolvimento da televisão nacional. Natural de Santos, no litoral paulista, ela integrou o grupo de profissionais que foram pioneiros na implementação da televisão em solo brasileiro. Lolita, por exemplo, foi responsável por cantar o hino da TV brasileira na Tupi, em setembro de 1950.
Trajetória de Lolita
Lolita Rodrigues tem descendência espanhola direta. Os pais eram europeus, e por isso ela tinha a facilidade de aplicar aos seus personagens o tradicional sotaque castelhano. Na década de 1980, a atriz interpretou a mãe de Claudia Raia, no sucesso Sassaricando, dando vida a espanhola Aldonza.
Anos mais tarde, Lolita marcou presença no elenco de Terra Nostra, mais uma vez atuando como mãe de Raia na trama. O último trabalho da experiente artista na televisão se deu em 2009, na novela Viver a Vida, quando viveu a personagem Noêmia, avó da atriz Alinne Moraes na ficção.
Decisão difícil
No ano de 2010, Lolita optou por se despedir da televisão e do ramo artístico, e se mudou para João Pessoa, com o objetivo de ficar próxima da filha, e ter uma vida mais tranquila, após décadas de dedicação ao meio.
Amizade forte com Hebe
Pela grande influência na televisão nacional, Lolita Rodrigues fez fortes amizades ao longo da carreira. Um dos laços mais fortes que a atriz possui com pessoas do meio artístico se deu com a apresentadora Hebe Camargo e a atriz Nair Bello. O trio chegou a conceder uma entrevista para Jô Soares falando sobre a identificação e parceria dentro e fora das telinhas.