No final da novela Mulheres Apaixonadas, Heloísa será internada à força para tratamento psiquiátrico. O motivo é que a mulher se descontrola mais do que todos estavam acostumados e quase comete duas loucuras. Primeiro ela tenta atropelar Vidinha, o que faz com que Sérgio decida terminar de vez com a esposa.
Depois ela decide tirar própria vida ao não conseguir convencer Sérgio de continuar com ela. Sérgio chama Helena e César, que conversam com o psiquiatra da moça. O médico avalia a situação e decide que o melhor é internar Heloísa em uma clínica psiquiátrica até que ela não seja mais um perigo para os outros, nem para si mesma.
Heloísa não aceita bem internação
Quando o médico diz que o melhor é internar Heloísa, a mulher fica furiosa. Heloísa grita, se recusa a ser internada e briga com Helena, dizendo que ela tem inveja e ciúmes dela por ser a filha caçula. A mulher faz um escândalo, não aceitando que a levem para ser internada.
César intervém e ajuda segurar a cunhada, a fim de que os enfermeiros da clínica psiquiátrica possam sedar a moça. Aos poucos ela vai perdendo a força e pode ser levada em uma ambulância para o local onde fica em reabilitação por um período.
Heloísa desiste de Sérgio
Heloísa retorna da reabilitação mudada. A mulher já não é possessiva, achando que Sérgio deve ser dela custe o que custar. Heloísa surpreende o ex-marido ao dizer que não vai mais insistir com ele e exigir o seu amor. Ela afirma que já aceitou que o melhor é que eles fiquem separados.
A mulher diz que vai continuar com sua terapia e tratamento, a fim de que um dia possa se livrar completamente do amor que sente por ele. Heloísa diz que caso ela não consiga, ele será o primeiro a saber. Os dois conseguem sorrir um para o outro e encerrar o ciclo ruim do passado numa boa. Já Sérgio, fica com Vidinha no final de Mulheres Apaixonadas.