Nas emoções finais da novela Mulheres Apaixonadas, a insistência de Estela surtirá frutos. Apaixonadas pelo padre Pedro desde que o conheceu, Estela viverá seu amor platônico pelo religioso, até que ele começa a se interessar por ela.
O padre já observa Estela com outros olhos após vê-la molhada na chácara, devido um acidente com a mangueira no jardim. Ali o padre começa a perceber que não é apenas Estela que está interessada por ele: ele também corresponde aos sentimentos da moça e isso é incompatível com a vida religiosa.
Pedro abandona o seminário e fica livre para Estela
Atormentado pela própria consciência, já que fez um voto de castidade para se tornar padre, Pedro decide abrir mão da vida religiosa. Pedro deixa o seminário e se torna um homem livre como qualquer outro.
Pedro decide iniciar sua vida de homem livre antes mesmo de receber uma dispensa do papa. O rapaz conta sobre sua decisão para Alzira e explica como funciona o pedido de dispensa da vida religiosa. A mulher pergunta se isso demora, ele diz que pode demorar meses ou mais, mas que está decidido a abandonar o sacerdócio assim que fizer o batizado solicitado por Helena.
Estela muda de vida
Alzira fica surpresa com a pressa de Pedro, e ele diz que precisa deixar o sacerdócio antes que caía em um pecado maior. Apesar de estar decidido, o rapaz sofre pela mudança radical e inesperada que fará em sua vida.
Já Estela está decidida a ter uma vida mais simples, recatada e minimalista, na esperança de ficar com o padre. A mulher sai com Dóris e compra roupas e calçados bem simples e recatados. Eugênio pensa que é uma moda e pergunta quanto tempo isso vai durar. Estela garante que não é moda e que inclusive pretende se mudar do hotel e construir um imóvel ao lado da chácara, indo de vez para o interior onde mora o quase ex-padre.