Nos próximos capítulos da novela Mulheres de Areia, Marcos se tornará suspeito de ter matado Vanderlei. A razão é que o conquistador é encontrado morto em um quarto de hotel, e muita gente já sabia dos desentendimentos entre ele e Marcos.
O motivo da inimizade entre eles é que Marcos descobriu que sua esposa, Raquel, era amante de Vanderlei. Marcos será apontado como o assassino em um crime passional. Marcos se desespera, pois nem teve mais contato com Vanderlei desde o dia em que encontrou ele e Raquel juntos.
Ruth assume autoria do crime para proteger Marcos
Apaixonada pelo marido da irmã, e ainda se passando por Raquel, Ruth faz uma falsa confissão, alegando que foi ela que matou Vanderlei para se vingar, e deixando claro que Marcos não tem nada a ver com o assunto. Sua confissão é criticada até mesmo por seu advogado.
O objetivo de Ruth é se sacrificar para proteger Marcos, pois não quer que ele sofra uma injustiça. Marcos sabe que a mocinha não fez nada e a essa altura, a usurpação de Ruth no lugar de Raquel já não é uma novidade para muita gente.
Vilma confessa que atacou Vanderlei
O advogado de Ruth consegue confrontar Vilma novamente no julgamento. Ela revela ter ido ao hotel em que Vanderlei estava hospedado, a fim de o pressionar para que se casasse com ela. Como o rapaz não tinha interesse em compromisso, Vilma se vingou o atacando com uma garrafa, que ela bateu em sua cabeça.
Apesar de admitir que atacou Vanderlei, a moça nega que tenha retornado ao local e dado um tiro na vítima. O advogado diz que não faz diferença, pois a perícia constatou que a morte ocorreu pela pancada na cabeça, de forma que quando levou o tiro, já estava morto. O operador de direito então retira a confissão de Ruth e diz que ela só o fez por ser uma mulher apaixonada, disposta a se prejudicar para proteger o homem que ama.