Após a inesperada saída de Rachel Sheherazade de A Fazenda 15, os apresentadores e jornalistas de todas as afiliadas da Record receberam instruções da alta direção para evitar o uso do termo “expulsão”, ao se referirem à saída da jornalista da atração rural.
As informações foram obtidas pela coluna de Gabriel Perline, do portal iG. O colunista conversou com alguns profissionais da emissora em diversas regiões do país, onde confirmaram que a orientação da sede do canal em São Paulo é evitar o uso da palavra “expulsão”.
Comunicado diz que Rachel foi “eliminada”
A recomendação que teria sido dada no comunicado interno da emissora é que se usasse expressões como: “Rachel deixou o programa” ou “Rachel foi eliminada“. Os detalhes serão esclarecidos por meio de um comunicado oficial da emissora, que será feito na edição ao vivo do reality show, na noite desta quinta-feira (19).
Na Record SP, o apresentador Reinaldo Gottino falou sobre o caso ao vivo no Balanço Geral. O comunicador usou a palavra “expulsão” para dar a notícia sobre a saída de Rachel do reality, e esse termo também foi exibido na tarja do noticiário, por volta das 13h.
Entretanto, em sua segunda referência ao caso, por volta das 14h30, a palavra “expulsa” foi removida tanto de suas falas quanto da legenda na tela.
Comunicado não fala sobre “expulsão”
No comunicado oficial da produção do reality show exibido na sede, não menciona explicitamente a palavra “expulsão”. Vale ressaltar que, quando ocorre uma expulsão, isso geralmente implica na quebra do contrato com o participante. Devido a emissora estar evitando o uso desse termo, muitos se questionam se o contrato com Rachel será mantido.