Valentina Francavilla, uma modelo e atriz de 43 anos, compartilhou sua experiência de lidar com comentários gordofóbicos nas redes sociais, após exibir seu corpo atual no Instagram. Em uma entrevista com Quem nesta quarta-feira (18), a ex-assistente de palco do Programa do Ratinho desabafou sobre os desafios de enfrentar mensagens tóxicas e preconceituosas.
Pressão e preconceito nas redes sociais
Valentina, que é italiana e reside em São Paulo, revelou que recebe uma série de mensagens ofensivas, incluindo xingamentos como “gorda,” “baleia,” e “horrorosa.”
A atriz admitiu que antes de passar por essa experiência, ela nunca havia vivido o preconceito de forma tão intensa. Abaixo, uma foto da atriz em 2021, quando integrou o elenco de A Fazenda 13.
A importância da aceitação e apoio
Valentina tinha optado por compartilhar apenas fotos de seu rosto, evitando mostrar seu corpo nas redes sociais. No entanto, ela chegou à conclusão de que não havia motivo para esconder quem ela é. “É importante saber: se aceitar é poder ser feliz. Quando sua energia está boa, você emana isso, ninguém vai te abalar,” afirmou.
Além dos desafios que enfrenta, Valentina compartilhou que a pressão para manter seu corpo como era anteriormente é frequentemente imposta por terceiros que, muitas vezes, nem a conhecem. Ela mencionou um comentário que leu recentemente: “Outro dia, li um cara que escreveu: ‘O tempo é cruel mesmo, hein? Agora, está um lixo’. Se a pessoa não está com o emocional em dia, ao ler uma mensagem dessas… Já era. Quem não tem estrutura emocional, se acaba.”
Valentina ressaltou que as redes sociais têm aspectos positivos e negativos. Ela destacou que recebe tanto mensagens de apoio quanto críticas e pediu aos seguidores que não brigassem em seu nome. Mesmo assim, Valentina reconheceu o carinho genuíno e o apoio que recebe das pessoas que a defendem, ressaltando que é “um carinho muito bonitinho e genuíno.”