Uma recente campanha publicitária estrelada pela atriz Grazi Massafera tornou-se alvo de piadas e críticas nas redes sociais por apresentar uma versão inusitada do caju. No vídeo, que promove uma linha de cosméticos, o fruto aparece pendurado na árvore pela sua castanha, o que é um erro botânico, já que na realidade é a parte carnosa do caju, chamada de pedúnculo, que mantém o fruto ligado à árvore.
Para agravar a situação, análises baseadas na morfologia das folhas indicam que a árvore mostrada na propaganda nem mesmo é um cajueiro.
Empresa foi criticada nas redes sociais
Esta gafe gerou inúmeros comentários e memes nas redes sociais, com muitos usuários questionando a falta de pesquisa da empresa sobre o fruto que é ingrediente-chave da sua nova linha de produtos.
Após polêmica com o caju, a empresa se manifestou
Diante da repercussão negativa, a empresa se pronunciou oficialmente. Afirmou que a decisão de inverter o caju e de não usar um cajueiro autêntico foi intencional, visando a criação de uma estética mais lúdica para a campanha.
Segundo a marca, a ideia de causar estranhamento com o caju invertido foi uma estratégia do departamento de marketing para gerar curiosidade e engajamento nas redes sociais. A empresa mencionou que já utilizou abordagens semelhantes em campanhas anteriores.