No capítulo da novela Um Refúgio Para o Amor que será exibido pelo SBT nesta quinta-feira, 19 de outubro, Clara fica em choque ao saber que Rodrigo está ciente que Luciana também espera um filho dele. Roselena, ainda abatida pelo embate com o filho, diz que é para Clara ser uma esposa compreensiva e aguardar Rodrigo em casa.
Quando Rodrigo chega em casa para pegar sua moto e capacete, tem uma discussão com Clara. Rodrigo conta que Luciana está grávida e a vilã insinua que o filho é de Claudio. Clara diz que na hipótese de a criança ser do marido, não admitirá que ele assuma a paternidade de um filho fora do casamento. Rodrigo fica furioso e sai sem destino com a moto, a fim de esfriar a cabeça.
Rodrigo visita Luciana e descobre que ela é filha de Claudio
Rodrigo vai até o povoado e pergunta para Luciana se é verdade que ela espera um filho. Luciana confirma, mas diz que criará o filho sozinha. A mocinha pede que Rodrigo a deixe em paz com o bebê, pois ele já fez suas escolhas e casou com Clara, que também lhe dará um filho.
A conversa se transforma em discussão quando Rodrigo reclama do suposto caso entre Luciana e Claudio. Luciana chora com a desconfiança de Rodrigo e revela que ela é filha de Claudio. Rodrigo fica sem entender, dizendo que a filha de Claudio morreu ao nascer.
Luciana conta para Rodrigo que Roselena a doou
Luciana diz que essa menina não morreu e que se trata dela própria. A camponesa revela que Roselena a doou quando era um bebê recém-nascido, entregando para que Paz e Galdino, na época jardineiros dos Torreslanda. Também diz que após a doar, fez seu pai acreditar que ela tinha morrido.
Rodrigo pergunta para Luciana como ela descobriu, e a jovem conta que Paz revelou para ela e Claudio após saber que os dois se conheciam. Rodrigo fica devastado ao saber da maldade de sua mãe e do quanto ele ficou com raiva de Claudio pensando que ele e Luciana tinham um caso amoroso.
Rodrigo clama pelo perdão de Luciana de joelhos
Envergonhado pela forma que tratou Luciana, e por todo o mal que Roselena lhe causou, Rodrigo chora e pede perdão por todo o dano que sua família causou na vida da mocinha. Rodrigo clama pelo perdão de Luciana e se ajoelha chorando.
Luciana também chora, ouvindo o pedido de Rodrigo. Luciana o abraça, pois apesar de toda a injustiça que viveu e de Rodrigo nunca ter acreditado nela, sente que ele também é uma vítima das mentiras da própria mãe.
Paz chega com Madalena e presencia a cena. Rodrigo se levanta chorando e pede perdão para Paz por não cumprir com sua promessa de proteger Luciana. Rodrigo também agradece por Paz ter dado tanto amor para Luciana após ela ser vítima de tão terrível maldade.
Rodrigo desabafa com Máximino
Retornando para a capital, Rodrigo chega na empresa abatido e pede para falar com o pai a sós. Rodrigo demonstra sua indignação pela mãe ter doado Luciana ao nascer e mentido todos esses anos que ela estava morta. O rapaz acaba dando razão para Claudio os odiar e querer vingança.
Máximino conta como a obsessão de Roselena por Aurora começou. O empresário diz que se sentiu perdido como Rodrigo quando soube que sua mãe doou a filha de Claudio e Aurora. Também diz que soube que essa menina era Luciana há pouco tempo, quando Rodrigo havia viajado para se casar com a mocinha. Rodrigo diz que o pai deveria ter lhe contado tudo logo que soube, pois poderia ter salvo seu casamento com Luciana.