Em Terra e Paixão, a vida de Aline (Bárbara Reis) sofre uma reviravolta que a deixará nos seus piores dias. Após ser enganada por Vinícius (Paulo Rocha) e perder suas terras, a mocinha encontra abrigo e apoio em três pessoas.
Na novela das nove da Globo, o geólogo consegue enganar a protagonista, levando-a a assinar uma procuração sem que ela leia o documento. Dessa forma, o bonitão consegue transferir as terras para o nome de Irene (Glória Pires).
Aline sofre ainda mais em Terra e Paixão
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, Irene não perde tempo e expulsa Aline de sua própria casa. Quando a professora de Matemática percebe que foi vítima de um golpe, sua raiva cresce e jura vingança contra a família La Selva.
Até mesmo Caio (Cauã Reymond) é atingido, sendo dispensado pela noiva e se encontrando em uma situação incerta. Sem direção, Aline é amparada por alguns amigos solidários.
Nesse meio tempo, Lucinda (Débora Falabella) se destaca como a primeira a oferecer ajuda, fornecendo refúgio a Aline e até mesmo arranjando um emprego de cozinheira para Jussara (Tatiana Tibúrcio) em sua pousada.
Ajuda para Aline e Jussara na novela das nove da Globo
Posteriormente, Mara (Renata Gaspar) também se solidariza com a viúva e oferece seu apoio. A caminhoneira decide alugar sua casa para Aline. Por fim, Cacá (Igor Angelkorte) demonstra compaixão e oferece à protagonista um emprego como contadora em seu salão de beleza. Dessa forma, Aline encontra as bases para recomeçar sua vida.