Nos próximos capítulos da novela Um Refúgio Para o Amor, Rodrigo decidirá procurar Luciana, após uma briga séria com Patrício. Primeiro o engenheiro acompanha Clara ao ginecologista contra a vontade.
Rodrigo percebe que Clara trocou de médico e está fazendo o acompanhamento da gravidez no mesmo médico de Luciana. O doutor reconhece Rodrigo do dia em que beijou Luciana após a consulta. Clara diz que o médico está enganado, pois seu marido está a acompanhando no local pela primeira vez.
Rodrigo procura Luciana e se declara
Após a consulta, Rodrigo deixa Clara em casa e vai ao hotel em que Luciana está hospedada. A moça, ainda magoada pela briga que teve com Clara mais cedo, pede que Rodrigo vá embora. O engenheiro se declara e beija Luciana, que corresponde.
Luciana volta a pedir que ele vá embora, pois não é certo que ele esteja ali. Rodrigo diz que tem o direito de estar próximo de seus dois filhos, mas que não ama Clara e que vai se divorciar, pois ama Luciana. A mocinha diz que nunca conseguiria viver em paz ao saber que causou seu divórcio. Violeta chega e Luciana pede que ele vá embora. Depois a camponesa chora desabafando com a amiga.
Rodrigo pede o divórcio para Clara
Rodrigo chega em casa e Clara briga com ele por sumir o dia todo. Rodrigo reclama por ela ter trocado de médico. Clara esfrega na cara do marido se achou que ela nunca ia saber que ele acompanhou Luciana ao médico, e ainda a beijou diante de todos. Clara diz que provavelmente ele ficou com medo do médico se recordar dele e comentar algo.
Rodrigo se enfurece e diz que deseja se divorciar. Clara diz que se ele quiser se livrar dela, é melhor a matar, pois não dará o divórcio para o marido de nenhuma forma. Rodrigo fica furioso e vai para a academia pensar na vida.