A morte da ex-jogadora Walewska, ocorrida na última quinta-feira (21), em São Paulo, provocou forte comoção nacional. Depois de se manter em silêncio em meio à dura perda, o esposo da campeã olímpica, Ricardo Alexandre Mendes, falou à imprensa pela primeira vez, e revelou como foi impactado com a triste notícia do falecimento da companheira.
Casado com Walewska há 20 anos, Ricardo revelou, em depoimento à Polícia Civil, que desejava a separação e que não vinha sendo mais feliz ao lado da ex-jogadora. Em entrevista ao UOL, ele disse que chegou no apartamento em que os dois moravam e não tinha conhecimento de que ela já havia chegado no prédio.
Os avisos sobre Walewska
Segundo Ricardo, ele não sabia que a esposa estava na área de convivência do prédio em que viviam. De imediato, após a queda da ex-jogadora, diversas pessoas passaram a procurá-lo para informar sobre o ocorrido. “Cheguei em casa depois de um dia intenso de trabalho, não sabia que a Wal já tinha chegado. O interfone tocou, eu não atendi. Depois vieram as mensagens no WhatsApp do grupo do condomínio, até que a gestora tocou a campainha da minha casa para me avisar da tragédia. Meu chão abriu e eu desmoronei”, disse o viúvo.
Versões diferentes
Ainda na conversa, Ricardo disse que tinha os bilhetes emitidos para viajar até Belo Horizonte, onde acompanharia o velório e sepultamento da companheira. Contudo, ele disse ter sido orientado por um amigo a não ir, já que os familiares da ex-atleta não desejariam a sua presença, para preservar todos.
Em pronunciamento, o irmão de Walewska rechaçou a versão citada por Ricardo e disse ter resolvido sozinho todos os trâmites de liberação de corpo, translado e as cerimônias, que foram realizadas na terra natal da campeã olímpica.