Ator e diretor Harildo Déda, com trabalhos na Globo, falece aos 83 anos

Falecimento foi confirmado nesta terça-feira (19), em Salvador, onde Déda morava.

PUBLICIDADE

Um dos renomados nomes da cena teatral brasileira, Harildo Déda, faleceu aos 83 anos na cidade de Salvador, vítima de uma falência múltipla de órgãos. O ator e diretor encontrava-se hospitalizado no Hospital Português da capital baiana. A confirmação do seu falecimento foi feita por Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O falecimento foi confirmado nesta terça-feira (19). Para prestar homenagens ao artista, está programado um evento especial no Teatro Martim Gonçalves, localizado na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. A homenagem acontece nesta terça.

Trajetória de Harildo Déda

Depois da homenagem na Bahia, o corpo de Harildo Déda será conduzido ao estado de Sergipe, sua terra natal, onde será sepultado. A trajetória de Harildo Déda foi marcada por sua participação em aproximadamente 70 peças teatrais, das quais dirigiu mais de 20.

Além disso, ele foi mentor de talentosos artistas, incluindo nomes notáveis como Vladimir Brichta, que brilha em telenovelas da Globo. Marcelo Flores e Alethea Novaes são outros nomes conhecidos do público que receberam mentoria de Déda.

Trabalhos na TV

Harildo Déda também brilhou na televisão, participando de produções de sucesso. O Pagador de Promessas (1988), quando deu vida ao personagem Romualdo. Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998), Carga Pesada (2004) e Gabriela (2012) são outros trabalhos de sucesso de Déda. O ator e diretor também esteve presente em filmes como Central do Brasil (1999) e Cidade Baixa (2005).