Em Terra e Paixão, o personagem Hélio (Rafael Vitti) vem desempenhando um papel misterioso na trama. O rapaz apareceu do nada em Nova Primavera, mas trazendo uma imensa bagagem em seu passado.
O engenheiro chegou na novela com o objetivo de fazer Petra (Debora Ozório) se apaixonar por ele e esquecer seu passado terrível, então, de cara já conquistou um rival, Luigi (Rainer Cadete). Contudo, o que seria uma breve participação, acabou se tornando em um grande papel.
Vida misteriosa
Como Hélio mesmo disse para Petra, ele se mudou para Nova Primavera depois que sua noiva teve um relacionamento com seu chefe. Assim, ele ficou sem emprego e sem noiva. No entanto, a história do engenheiro não se resume a isso. Isso porque o galã está se aproximando cada vez de mais de Agatha (Eliane Giardini).
Esses detalhes indicam que o engenheiro não está por acaso em Nova Primavera. Hélio é filho de Agatha e Evandro (Rafael Cardoso) e veio para a cidade ajudar a mãe a aplicar seus golpes. A ex-presidiária vem tentando conquistar Antônio (Tony Ramos) e o rapaz Petra.
Aparentemente, o relacionamento do bonitão com Agatha não é mera coincidência, pois o jovem salvou a mãe de Caio (Cauã Reymond) do sequestro preparado por Irene (Gloria Pires) e, em seguida, os dois dançaram no bar da falecida Cândida (Susana Vieira).
Fim de Hélio
A família La Selva fará um jantar na mansão que acabará em tragédia. Após Hélio contar para a família o passado terrível de Petra, a agrônoma ficará desnorteada com a chegada de mais um novato, Rodolfo (Eduardo Lago), pai de Franco (Gil Coelho).