Renata Vasconcellos dá triste notícia aos telespectadores do Jornal Nacional e confirma falecimento de artista

Âncora do Jornal Nacional deu notícia sobre o falecimento de um querido artista.

PUBLICIDADE

Renata Vasconcellos deu uma triste notícia aos telespectadores do Jornal Nacional, nesta sexta-feira (15). Apresentando o telejornal ao lado de William Bonner, Renata levou ao ar a notícia do falecimento do pintor colombiano Fernando Botero.

“Morreu hoje, aos 91 anos”, disse a jornalista ao introduzir o assunto da morte do artista. O Jornal Nacional mostrou obras do artista e contou um pouco da trajetória de Fernando Botero, que tinha mais medo de parar de pintar do que da morte.

Fernando Botero

No mundo da arte contemporânea, poucos nomes brilharam tão intensamente quanto o do pintor colombiano Fernando Botero. Com sua paleta de cores vibrantes e sua habilidade extraordinária em dar generosidade às formas, Botero conquistou o coração de admiradores da arte ao redor do mundo.

Fernando Botero Angulo nasceu em Medellín, Colômbia, em 1932. Sua jornada artística começou precocemente, quando, aos 12 anos, ele teve sua primeira exposição em sua cidade natal. Botero frequentou a Escola de Belas Artes de Medellín, onde aprendeu técnicas clássicas de pintura e desenho, mas rapidamente desenvolveu seu próprio estilo distintivo.

O Estilo Boteriano

O que torna o trabalho de Botero tão único é o seu estilo “boteriano”. Suas pinturas e esculturas são caracterizadas por formas exageradamente arredondadas e volumosas. Ele retrata pessoas, animais, objetos e paisagens de uma forma que desafia as normas tradicionais de proporção e perspectiva. Suas figuras humanas, por exemplo, muitas vezes têm cabeças grandes e corpos voluptuosos, criando uma sensação de caricatura, mas ao mesmo tempo, de simpatia.