Rivaldo Amaral, conhecido popularmente como Mingau, passou por uma cirurgia nesta última quarta-feira (6). Os médicos optaram por esta intervenção cirúrgica para conseguirem aliviar a pressão no interior do crânio do baixista.
O músico segue internado na UTI do Hospital São Luiz do Itaim, em São Paulo, recebendo suporte clínico da equipe médica. Conforme o mais recente boletim médico, o paciente segue sedado e sob ventilação mecânica.
Os médicos estão fazendo de tudo para controlarem a pressão intracraniana do baixista do Ultraje a Rigor, pois este é um dos maiores problemas para a equipe neste momento.
Mingau está se recuperando da segunda cirurgia
Antes da cirurgia, uma coletiva de imprensa foi realizada. O coordenador médico da UTI, Thiago Romano, fez um alerta. “Geralmente, traumas dessa magnitude apresentam três fases de evolução: desfecho imediato; um inchaço cerebral, em que a pressão intracraniana é um desafio; e por último a fase de vigilância, que é o despertar e a reabilitação”, explicou o profissional de saúde.
Pouco depois da coletiva foi realizada a cirurgia. O neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira decidiu fazer uma craniectomia descompressiva porque os níveis estavam ficando bem acima do que é tolerável.
Recuperação de Mingau será lenta
Desde que foi levado para o hospital após ser baleado em Paraty, no Rio de Janeiro, esta foi a segunda intervenção cirúrgica pela qual Mingau passou. Na primeira, os médicos precisaram verificar se a bala se encontrava no interior do crânio do músico.
Após a cirurgia, os médicos informaram que o projétil atravessou o crânio de Mingau. O estado do paciente ainda é grave e não há como saber, por enquanto, se ele acordará com algumas sequelas.
