O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, passou por um transplante de coração. Depois de entrar na lista na semana passada, o comunicador recebeu um novo coração neste domingo (27), no Hospital Albert Einstein, onde está internado.
Após a cirurgia, Fausto Silva permanece na unidade de terapia intensiva e faz uso de imunossupressores. Os medicamentos diminuem a imunidade do paciente e controlam o risco de rejeição que sempre há após cirurgias deste tipo.
Nota da Secretaria de Saúde de São Paulo
A Secretaria de Saúde de São Paulo deu detalhes sobre porque Faustão foi o escolhido para receber o coração. De acordo com o órgão estadual, havia 12 pacientes qualificados para receber o coração. Quatro deles eram prioritários por serem os casos mais graves.
Faustão era o segundo da fila entre esses 12. Os médicos que atendiam ao primeiro paciente da fila recusaram o órgão. Por este motivo, Faustão foi o escolhido para receber o coração doado pela família de um homem de 35 anos. Os dados da Secretaria de Saúde de São Paulo ajudam a diminuir a polêmica que se criou nas redes sociais depois do anúncio do transplante de Faustão. Internautas questionaram a agilidade com que o apresentador receber um novo coração.
Hospital Albert Einstein divulgou boletim médico
O Hospital Albert Einstein informou em boletim médico que foi contatado pela central responsável por transplante durante a madrugada de domingo. A cirurgia de Faustão aconteceu durante a tarde e teve cerca de duas horas e meia de duração. O procedimento foi realizado com sucesso e é provável que Faustão permaneça na UTI pelas próximas duas semanas.