Como contagem regressiva para 2019, vale a pena citar quais serão os grandes filmes e possíveis fiascos do ano que se inicia:
Capitã Marvel, Rei Leão e Vingadores 4
Capitã Marvel será um grande filme, a última preparação antes do ato final de vingadores. E um prequel para todo esse universo, já que o público verá Fury iniciando a carreira, e o que deu início à iniciativa vingadores. Grandes atores e grandes surpresas trarão, ou não, a solução para o problema de Thanos..
Já Rei Leão, filme em live action, será um sucesso garantido depois de ter sido o trailer mais visto da história em menos tempo. Como se não bastasse o teste bem sucedido feito com a Bela e a Fera, teremos ainda o retorno de James Earl James com a voz de Mufasa. Todos amaram o trailer, mas poucos terão maturidade para a morte do pai de Simba. Não, isso não é um spoiler.
Vingadores 4 é com certeza o filme mais esperado do ano, aquele que fechará 20 anos de história e certamente vai lutar para ser a maior bilheteria de todos os tempos. Aposta na morte do Capitão América e do Homem de Ferro, que assim se despedirão do Universo Marvel em grande estilo. Concorrerá ao cachoeira do ano de lágrimas derramadas contra Simba.
Star Wars 9, Dumbo e Alladin
Em Star Wars 9 provavelmente teremos outra despedida. Certamente a morte de Leila Organa. O Retorno de Luke, agora em espírito. A ascensão de Rey e sua definição de qual lado da força ela comandará. Apostas no lado Cinza (essa foi para os fãs). A volta de JJ Abrams à frente fará desse um grande filme. Dumbo concorrendo com o Rei Leão e Aladdin? Não precisava. Mesmo. Não em 2019.
Já Aladdin gera dúvidas. Uma história um pouco datada, que tem como trunfo a Will Smith como gênio. Será que ele supera Robin Williams? Como protagonistas, apostava em Rami Malek para o papel, escalação duvidosa.
Frozen 2, X-Men: Fênix Negra e Novos Mutantes
Frozen 2 será difícil superar o original, aposta ousada da Disney, que aparentemente só ela quer lançar filme em 2019. Grande público, mas dificilmente conseguirá o efeito WOW do primeiro.
X-Men: Fênix Negra errou, errou feio, errou rude. Papéis fortes nas mãos de atores medianos. A melhor história da trilogia anterior desnecessariamente revisitada. Aposta de fiasco.
Depois dos cancelamentos, Novos Mutantes gera dúvida do quanto a familiar Disney deixou de disrupção nesse longa. Aposta duvidosa, mas ainda promissora.
Alita, Cavaleiros do Zodíaco e Detetive Pikachu
ALITA: não aposte em mangás adaptados por Hollywood. Sério. Nem com Midas James Cameron botando a mão.
Cavaleiros do Zodíaco na Netflix: Shun menina parece meio brucutu para os tempos atuais, em face da diversidade de gênero, o que já revoltou os fãs. Vale um voto de confiança, mas largou atrasado.
Detetive Pikachu: grandes públicos, narrativa fraca, será algo bem “Sessão da Tarde”.
John Wick 3, Shazam e Era Uma Vez em Hollywood
John Wik 3: Esse sim. Bom e velho John Wick, cinema pancadaria raiz, vale o ingresso para ver em 2D mesmo. Keanu Reeves em seu melhor papel desde matrix, agora caçado por toda irmandade. Sangue e mais sangue em belas cenas muito bem coreografadas. Aposta certeira de diversão.
Shazam por que, Deus? ou melhor, Zeus? o filme que talvez tenha o único grande poder de ter colocado a parceria Superman/DC em crise, talvez mereça uma chance pós Aquaman. Mas não vale por a mão no fogo.
Era Uma Vez Em Hollywood: Tarantino. Pitt. DiCaprio. Margot Robbie. Alguém sequer se interessa pela história?
It 2: A Coisa, Toy Story 4, Detona Ralph 2 e Aventura Lego 2
Yes. Yes. Yes. It 2: A Coisa, o melhor terror dos últimos 5 anos está de volta pra tirar o sono de expectadores ansiosos. Promessa de sucesso, mesmo com a incógnita da cena do grande duelo entre bem e mal. Como diabo filmaram isso?
Disney, com Toy Story 4 vocês querem bater alguma meta? É isso? Não precisava. A historia de Andy e os brinquedos foi contada até o final.
Detona Ralph 2 chegará sem grandes expectativas, deve superar o primeiro. Já Aventuras Lego 2 deve decepcionar. Mas Lego Batman sobreviveu, então talvez surpreenda.
Coringa: Fujam Para As Montanhas, Pets 2, Hobbs And Shaun e Exterminador do Futuro 6
Coringa: Fujam Para As Montanhas não tem como isso ser bom. Sério, tipo Han Solo. Cheira desastre. A começar pela maquiagem de patati patatá. Não, simplesmente não. Já Pets 2 será imperdível para pais e filhos, até agora a animação mais promissora, talvez até que Frozen 2. Pelos trailers, parece que vai abusar da fórmula do primeiro. Que bom!
Hobbs And Shaun: Quem? É! Spin-off de velozes e furiosos. Desnecessário. Exterminador do Futuro 6 contará com Sarah Connor original de volta. Legal, mas….fala sério né?
Rambo 5, Rocketman, Godzila 2 e Creed 2
Rambo 5: fala sério né? Já deu. Cinebiografia de Elton John, Rocketman será imperdível, especialmente para ver Taron Egerton no papel principal, depois de contracenar com o próprio em Kingsman 2 e interpretar ele em Sing!
Godzila 2 é promissor. Juntar o Rei dos Monstros com King Kong? Pipoca garantida. Tosco, mas legal.
Depois do show em Pantera Negra como vilão, voltar a ver o ator como protagonista em Creed 2 vai valer a pena. E com o retorno do eterno vilão, Dolph Lundgren.
Homem- Aranha Longe de Casa, Vidro, e The Irishman
Homem-Aranha Longe de Casa valerá muito a pena, especialmente diante da incógnita “Vingadores”. Vidro será continuação de corpo fechado e fragmentado, com a volta de M. Night Shaymalan. Imperdível.
The Irishman: a Netflix vai juntar Scorcese, De Niro, Al PAcino e Harvey Keitel. Algo mais importa?