Nos últimos dias o Brasil parou para acompanhar a história em torno do transplante para o apresentador Fausto Silva. Diagnosticado com insuficiência cardíaca, Faustão foi aconselhado a passar por um transplante de coração.
Desde o primeiro momento, o apresentador se mostrou confiante, tendo certeza que conseguiria sair dessa com vida. Internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto ganhou um novo coração. As informações foram reveladas pelo jornal Estadão, neste domingo, 27 de agosto. A rapidez no transplante do apresentador se deu pela gravidade de sua situação, que estava cada vez mais complicada.
Faustão entrou em fila do SUS, mas conseguiu rapidez no atendimento por conta da gravidade de sua doença
A fila de transplantes é feita pelo SUS, cujo principal papel é unificar todos os pacientes elegíveis para a operação, além de conduzir o posicionamento de cada um. A aprovação depende de vários critérios, como por exemplo, a gravidade do caso de cada paciente, o que foi determinante para que o apresentador conseguisse rápida doação.
Segundo apurado pelo jornal Estadão, a cirurgia durou cerca de duas horas e meia, tendo início no começo da tarde. Apesar de demorado, o processo foi considerado um verdadeiro sucesso.
Mesmo transplantado, Faustão seguirá em observação no hospital
Agora, passada a etapa do transplante, Faustão seguirá na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição, pois o corpo do paciente pode não aceitar o novo órgão e ter uma série de complicações.