Estas foram as três doenças crônicas que atingiram MC Marcinho antes de ele falecer; médico explica

Funkeiro morreu neste sábado, aos 45 anos, depois de quase dois meses internado.

PUBLICIDADE

MC Marcinho encarou uma dura luta pela vida nos últimos meses. No dia 27 de junho, o pioneiro do funk carioca foi internado no Hospital Copa D’or, um dos mais conceituados do Rio de Janeiro. Marcinho apresentava naquele momento quadro de insuficiência cardíaca e renal.

Nas últimas semanas, o quadro de saúde se agravou e o funkeiro precisou fazer uso de um coração artificial. Ele foi encaminhado à fila de transplante, mas acabou retirado devido a uma infecção generalizada. 

Problemas de saúde de MC Marcinho

Em março, MC Marcinho havia sido submetido a uma cirurgia para troca de marca-passo. Aos 45 anos, o funkeiro apresentava três doenças crônicas: doença renal, conhecida como insuficiência renal, cardiopatia dilatada, conhecida como insuficiência cardíaca, e diabetes.

MC Marcinho tinha esses problemas de saúde há 10 anos. Com o passar do tempo, a situação foi ficando mais grave e os médicos fizeram o que puderam para que ele sobrevivesse. Na manhã deste sábado, o artista faleceu. Nas redes sociais, os fãs estão lamentando o óbito do cantor.

Médico explicou quadro de MC Marcinho

O cardiologista Alexandre Soeiro falou sobre o quadro de saúde de MC Marcinho. Soeiro atua no Hcor, em São Paulo, e explicou que a cardiopatia dilatada é a insuficiência cardíaca. Segundo o médico, o quadro de MC Marcinho se agravou e isso levou o artista a ser internado. “Ele provavelmente já não tinha a função renal normal devido ao diabetes” disse em entrevista ao g1.

O cardiologista alertou que o diabetes compromete as funções renais a longo prazo. A falência do coração, que não bombeia o sangue direto, também afeta o rim, que fica sobrecarregado. Um problema leva a outro e o desfecho pode ser o falecimento do paciente.