Vídeo: quem é o alagoano que está no mesmo hospital de Faustão à espera de um transplante de coração pelo SUS

O paciente também tem prioridade na fila de espera e aguarda por um coração no Hospital Albert Einstein.

PUBLICIDADE

José Higino da Silva tem 40 anos, é alagoano e nesta última quarta-feira (23), foi transferido de Maceió para São Paulo. Agora ele está internado no Hospital Albert Einstein aguardando por um transplante de coração.

Assim como Fausto Silva, José Higino tem prioridade na fila de espera. Por causa do problema cardíaco, o alagoano está desempregado e não tem como pagar um plano de saúde, mas graças ao SUS ele tem o atendimento garantido.

O Sistema Único de Saúde irá arcar com todas as despesas relacionadas à internação e ao procedimento cirúrgico em um dos melhores hospitais do Brasil. O SUS é responsável pela lista de doadores e quem se encontra em estado gravíssimo recebe o órgão antes daqueles que podem esperar por mais um tempo.

Caso de alagoano é grave, assim como o de Fausto Silva

Desde março que José Higino tem seu nome da fila de transplante de coração. Há nove anos ele sofre de insuficiência cardíaca, mas nos últimos meses seu quadro vem só piorando.

Ele já passou por várias internações e atualmente está na fila prioritária. A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, explicou que por lá não conseguirão um doador em tempo hábil e o paciente poderia vir a óbito.

Paciente está confiante que dará tudo certo

Por isso foi incluído na lista de transplante em São Paulo. Submetemos o caso de Higino ao Ministério da Saúde, e ele foi aceito“, contou Daniela. José Higino ficará internado na UTI e vem sendo submetido a uma bateria de exames.

Um avião da Força Aérea Brasileira foi utilizado para levar o paciente de Alagoas até São Paulo e uma equipe médica também esteve no voo. José Higino disse que está confiante e tem fé de que tudo dará certo.