Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, na Globo, Jonatas sempre teve um temperamento explosivo, mas nunca planejou fazer mal para quem quer fosse, no entanto, será injustamente acusado de um crime que não cometeu.
Segundo publicado por Arthur Marinho do site Resumo das Novelas, tudo começa com Antônio planejando destruir a vida do produtor rural, filho de um dos seus inimigos. Para conseguir derrotá-lo, o magnata planeja usar a morte de Daniel. Misteriosamente, Ernesto e Dalva são vítimas de um grave acidente.
A princípio, Dalva será a única prejudicada, pois ficará em coma, mas não morrerá. Ao acordar, Dalva é pega de surpresa com a visita de Sidney, um dos capangas de Antônio. Pressionando a mulher, o bandido exigirá que ela faça exatamente o que ele está dizendo ou pode acabar se dando muito mal se recusar a lhe obedecer.
Dalva surpreende Marino e Caio com revelação
Com muito medo do que possam fazer contra sua família, Dalva vai até a delegacia para cumprir com o combinado. Na frente de Caio e Marino, a mulher de Ernesto afirma que Jonatas foi o responsável por tramar a morte de Daniel. Explodindo com a verdade, Caio exige que o responsável pague pelo crime que cometeu.
Marino pede Calma e Caio engole a seco sua raiva
Marino tenta acalmar Caio e diz que eles não podem prender uma pessoa baseada no testemunho de uma única pessoa. Primeira é preciso apurar os fatos. Mais tarde, recebendo a notícia de sua acusação, Jonatas fica fora de si, pois não consegue entender o motivo de tanta injustiça.