Na novela Terra e Paixão, o mundo de Irene (Gloria Pires) começa a desmoronar com o retorno inesperado de Agatha (Eliane Giardini). Humilhada e desdenhada por Antônio (Tony Ramos), a vilã encontra-se em uma situação complicada e precisa pensar rapidamente para se manter no topo.
No entanto, sua determinação e habilidade em manipular as situações em seu favor demonstram que ela não é alguém que pode ser subestimada.
Irene trai Antônio com Vinícius
Ao perceber que Antônio está cada vez mais encantado por sua ex, Agatha, Irene decide agir. Ela elabora um plano audacioso, colocando seus olhos em Vinícius (Paulo Rocha). O objetivo é simples: seduzir o geólogo para obter informações sobre as valiosas pedras preciosas que estão nas terras de Aline (Bárbara Reis). Usando sua astúcia e charme, ela planeja uma vingança perfeita contra o marido que a desprezou.
Irene começa um caso com Luigi
Mas a trama se adensa quando Irene é banida para outro quarto, uma decisão que a deixa furiosa. Segundo informações do colunista Fabio Augusto, do Observatório da TV, a vilã passa a se envolver com Luigi (Rainer Cadete), marido de sua própria filha. Descobrindo que Luigi havia enganado todos ao contratar uma atriz para se passar por sua mãe durante o casamento com Petra (Debora Ozório), Irene vê nele uma oportunidade. Ela o pressiona, e Luigi confirma sua trama, mas, ao invés de desmascará-lo, Irene encontra nele um aliado em seu plano contra Antônio.
À medida que a novela se desenrola, Irene e Luigi não só formam uma aliança de interesses mútuos, mas também um envolvimento que promete agitar as estruturas de Terra e Paixão. A vilã, no entanto, tem tudo para se dar mal nessa história, já que o falso italiano roubará tudo o que ela tem e a deixará na miséria.