No último domingo (20), o Brasil recebeu uma triste notícia. Fausto Silva, internado há cerca de duas semanas no Hospital Albert Einstein, teve um agravamento em seu quadro clínico. De acordo com boletim médico assinado pelo cardiologista Fernando Bocal, o apresentador necessitará de um transplante de coração.
O comunicador vinha tratando um quadro de insuficiência cardíaca com o auxílio de medicamentos. O penúltimo boletim médico afirmou que Faustão estava sob cuidados intensivos. Na última sexta-feira (18), o apresentador gravou um vídeo direto do hospital tranquilizando aos fãs e pedindo orações.
Tempo que Faustão pode esperar por transplante
O novo boletim médico sobre o quadro de Faustão confirma que o apresentador tem indicação para transplante cardíaco, e que já havia sido incluído na fila regida pelo estado de São Paulo. De acordo com o Jornal O Globo, a ordem da fila para recebimento do órgão segue alguns critérios.
No estado de São Paulo, o tempo de espera costuma variar de 12 a 18 meses de acordo com o Hospital do Coração (HCor). Cerca de 40 mil pessoas no país estão a espera de um órgão. Alguns pacientes específicos podem ter prioridade de acordo com a indicação médica.
Quem tem prioridade?
Segundo a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, a gravidade do quadro clínico do paciente e o tempo que o mesmo aguarda na fila de espera, são quesitos que influenciam na prioridade para recebimento do órgão. A indicação para priorização sempre será de competência da equipe médica, que avaliará todos os aspectos relacionados ao paciente.