Aos 73 anos de idade, Faustão segue internado desde o último dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein. De acordo com o site Metrópoles, o apresentador apresentou um quadro de insuficiência cardíaca e precisou ser hospitalizado. Um boletim médico divulgado nesta semana, informa que Faustão segue sendo em cuidados intensivos.
O cardiologista e cirurgião cardíaco Edmo Atique Gabriel esclareceu detalhes sobre a situação do comunicador e afirmou que a mesma pode ser preocupante. Segundo ele, dentro do quadro de doenças cardiovasculares, a insuficiência cardíaca é a condição que mais preocupa.
Quadro de Faustão requer cuidados intensivos
Ainda de acordo com o cardiologista Edmo Atique, a insuficiência cardíaca causa graves sintomas como falta de ar, inchaços nas pernas, limitação física, entre vários outros. O paciente portador da condição é submetido à administração de inúmeros medicamentos em doses elevadas.
“Quando se pensa em doença cardiovascular, certamente a condição mais temida é a insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca se contextualiza muito bem quando o indivíduo tem histórico de vários infartos“, esclareceu o cirurgião cardíaco. O profissional disse, ainda, que os impactos da doença podem levar o paciente a um quadro depressivo e alterações na autoestima.
Cirurgia bariátrica
Há 14 anos, Faustão realizou uma cirurgia bariátrica para perder peso. Questionado se esse procedimento pode ter contribuído para o quadro de insuficiência cardíaca do apresentador, o médico Edmo Atique respondeu que sim. Segundo ele, alguns pacientes precisam repor alguns nutrientes após o procedimento, e a falta deles pode levar ao risco de insuficiência do coração.