Faustão é internado com insuficiência cardíaca; descubra quais são os riscos do quadro clínico

Experiente apresentador está internado há quase duas semanas, mas informação só foi revelada hoje (17).

PUBLICIDADE

Figura amplamente querida e renomada na televisão brasileira, o apresentador Faustão está internado desde o último dia 5 de agosto, com quadro de insuficiência cardíaca. A informação, no entanto, só foi revelada na tarde desta quinta-feira (17), através de boletim médico emitido pelo Hospital Albert Einstein, onde o jornalista se encontra.

Ainda segundo a unidade hospitalar, Faustão está recebendo os cuidados necessários, sendo amparado por uma equipe de médicos. O apresentador tem 73 anos, e se desligou recentemente dos seus compromissos com a Bandeirantes, depois de um curto vínculo de retorno à emissora do Grupo Saad.

O que é a insuficiência cardíaca?

Este quadro clínico é um tipo de síndrome “caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, quer seja por déficit de contração (sistólica) e/ou de relaxamento (diastólica) das câmaras cardíacas, comprometendo o funcionamento do organismo”, diz um trecho do site da unidade hospitalar.

Quando o problema não é tratado de forma adequada, o paciente tem comprometimento em sua qualidade de vida. O quadro pode impactar diretamente nos ventrículos do coração. A insuficiência cardíaca é via final comum de diversas cardiopatias. 

Segundo a página do Hospital Albert Einstein, a insuficiência cardíaca não tem uma faixa etária específica para atacar. Geralmente, no aspecto geral, ela atinge entre 1 a 2% da população. Contudo, quando a idade se eleva, o quadro se torna mais propício.

Em pessoas acima de 70 anos, por exemplo, como é o caso de Faustão, o volume de acometimento salta para 10% .

Faustão fora da TV

No primeiro semestre, depois de um ano e seis meses de contrato com a Bandeirantes, Fausto Silva foi acionado pela Bandeirantes, e as partes chegaram a uma rescisão contratual amistosa. O programa Faustão na Band não vingou o esperado, e acabou sendo descontinuado.

O filho de Faustão, João Guilherme, e Anne Lottermann ficaram comandando as últimas edições do programa até o término de vínculo. A faixa de horário agora será substituída pelo Melhor da Noite, com Zeca Camargo e Glenda Kozlowski.