Escalada para próxima novela, estrela da Globo morre horas antes de ser homenageada no Festival de Gramado

Atriz escalada para Renascer teve a morte confirmada pela mídia nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

A atriz Léa Garcia faleceu nesta terça-feira (15) aos 90 anos. Ela estava ativa em sua carreira e aguardava uma homenagem no Festival de Gramado, onde estava na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Os familiares de Léa confirmaram a notícia nas redes sociais. A mensagem divulgada não detalhou a causa da morte da artista, apenas comunicou com pesar o falecimento de Léa Garcia em Gramado.

Atriz de 90 anos estava escalada para próxima novela das nove

Considerada uma das maiores estrelas da história da dramaturgia brasileira, Léa Garcia havia sido convidada para atuar no remake da novela Renascer, próxima a ser exibida no horário das nove na Globo, e já tinha aceitado a escalação.

Léa Garcia é um ícone no cenário artístico. Ela conquistou um feito notável ao ser indicada ao prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes em 1957, por sua atuação no renomado filme “Orfeu Negro”, que é considerado uma das melhores produções cinematográficas de todos os tempos.

Carreira de Lea Garcia é inspiração para atores negros brasileiros

Com uma carreira repleta de papéis marcantes, Léa Garcia também protagonizou a histórica montagem de “Orfeu da Conceição” (1956) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e participou do filme “Filhas do Vento”, pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2003.

Presença constante em produções da TV Globo, seu último trabalho foi na novela “Sol Nascente” (2017). Além disso, Léa Garcia estava escalada para atuar nas séries “Arcanjo Renegado” e “Mister Brau”. Ela foi uma inspiração e referência para atores e atrizes negros, já que desbravou barreiras do racismo no cenário das produções dramatúrgicas.