Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, na Globo, Dalva mostra estar disposta a entregar verdadeiro assassino de Daniel para Ademir, que acaba sendo alvo de emboscada e leva vários disparos.
Assim como Caio, Ademir está disposto a ir até o fim para descobrir o que aconteceu com Daniel. Sabendo que ele pode ter sido alvo de um assassinato, o agrônomo quer que tudo venha à tona. Ademir recebe um telefona de Dalva, mostrando disposição para contar a ele tudo que sabe sobre a morte do advogado.
Durante o encontro dos dois, uma moto passará e efetuará vários disparos contra Ademir, que cairá desacordado no chão. Desesperada, Dalva entra em contato com a emergência e pede uma ambulância para socorrer Ademir quanto antes. Momentos depois, uma aglomeração de curiosos se formará no local.
Dalva vai embora e deixa Ademir sozinho
Com medo que alguém acabe lhe relacionando ao ocorrido, Dalva foge. Ao chegar em casa, Dalva confronta o marido e diz que sabe de toda a verdade. Pressionado, Ernesto afirma que não teve outra escolha, pois se ela contasse toda a verdade para Ademir teria que fugir o resto da vida, pois seriam perseguidos até o fim da vida deles.
Ernesto culpa Dalva, que fica com remorso
Momentos depois, Ernesto joga a culpa de seus atos em cima de Dalva, alegando que ela sempre lhe pressionou para ter uma vida melhor. Não conseguindo dizer não para ela, arrumou uma solução para o problema, mas agora viverá atormentado pelo resto de sua vida. Dalva fica com remorso, mas sabe que não tem como voltar.