Em um momento cheio de suspense em Terra e Paixão, a vilã Irene, interpretada por Gloria Pires, tomará uma decisão perigosa. Decidida a dar fim nos remédios remanescentes de Petra (Debora Ozório), ela criará um pó poderoso e letal, com planos de fazer Aline (Barbara Reis) ingerir a substância.
Aline se encontrará a um passo da morte quando cogitar beber a bebida batizada. Suspeitando da situação ao perceber o tom de voz alterado de Irene, a professora ficará em alerta. Ela achará estranho a atitude da mãe de Daniel em comemorar o acordo que fizeram pelas costas de Antônio.
Irene tenta aplicar golpe e dopar Aline, mas se dá mal
Elas terão selado um acordo prévio no qual Irene se comprometia a auxiliar Aline a descobrir os motivos de seu marido estar interessado em suas terras. Utilizando essa situação como pretexto para fazer a visita surpresa, a mãe de Petra irá propor um brinde antes de revelar a verdade sobre a intenções do fazendeiro pela propriedade.
Aline expulsa Irene de sua casa ao perceber plano da megera
Mesmo encucada com a visita inesperada da megera, Aline permitirá que a vilã entre em sua casa. Entretanto, ao perceber uma movimentação suspeita enquanto Irene serve a bebida, a protagonista recusará a taça de champanhe e, em uma confrontação intensa, expulsará Irene de sua propriedade.
Irene não saberá o que irá dizer para seu marido após o tiro sair pela culatra. A vilã tinha arquitetado um plano audacioso, criando um pó a partir dos remédios escondidos no quarto de Petra, com a intenção de fazer Aline adormecer por um longo período.