Silvio Santos suou muita para construir o Sistema Brasileiro de Televisão. O SBT entrou no ar no começo dos anos 1980. Ao longo dos anos, a emissora chegou a usar o slogan que dizia que ela era líder absoluta do segundo lugar. Ser a segunda emissora mais assistida nunca foi problema para Silvio Santos.
No início dos anos 2000, o SBT viveu seu melhor momento. O Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, passou a vencer a Globo com frequência. A Casa dos Artistas (2001) foi um sucesso retumbante de audiência e fez o SBT derrotar o Fantástico pela primeira vez na história. Show do Milhão foi outro programa de sucesso da época.
SBT caiu muito nos últimos anos
A partir de meados de 2005, o segundo lugar de audiência do SBT passou a ficar ameaçado com a subida da Record TV, que passou a investir pesado em novos conteúdos e na teledramaturgia. A emissora de Edir Macedo caiu muito nos últimos anos, mas segue vice-líder.
Normalmente, o canal de Silvio Santos vence a concorrente somente aos domingos. De segunda a sábado, dá Record TV na disputa pelo segundo lugar. A Globo, primeira colocada, reina absoluta, sem dar chance alguma as concorrentes, a não ser em horários pontuais.
Série da Globo dá mais audiência que o SBT inteiro
A série The Good Doctor, exibida próxima de meia-noite, registrou 9,9 pontos de média na Grande São Paulo na quinta-feira (13). O índice foi maior do que todos os programas do SBT naquele dia. A Praça É Nossa, maior audiência do canal de Silvio Santos, registrou 5,3 pontos. A situação da Record TV foi um pouco melhor, mas também não exibiu nenhum programa que superasse a audiência da série. O Cidade Alerta anotou 8,9 pontos de média.