Em Terra e Paixão, Caio presencia cena aterrorizante de Aline, descobre envolvimento de seu pai e toma atitude que faz a professora ficar consternada. O agricultor mostra que está disposto a denunciar Antônio por tentar matá-la.
Que seu pai é capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer, Caio sempre soube, mas fica em choque ao saber que ele deu ordens expressas para acabar com a vida de Aline. O agricultor, no entanto, não ficará com pena de Antônio e mostra que está disposto a ajuda denunciá-lo pela tentativa de assassinato da viúva.
Tudo começa com Caio encontrando Aline no rio e ficando sem reação diante da jovem. Desesperado, o agricultor corre para salvá-la e questiona o que está acontecendo. Ainda em estado de choque com o que acabou de acontecer, Aline revela que Ramiro foi até lá e tentou matá-la afogada, mas não conseguiu.
Aline resolve denunciar Antônio e recebe apoio de Caio
Revoltada, Aline diz que quer ir à delegacia denunciar o atentado, pois sabe que foi Antônio que mandou dar um fim nela. A viúva confessa que está com seu corpo doído após o que aconteceu e com vontade de chorar. Sem nem pensar duas vezes, Caio afirma que irá com ela para fazer a denúncia contra seu pai.
Caio cuida de Aline e a deixa grata por toda sua dedicação
Preocupado com o estado de saúde de Aline, Caio diz que ela primeiro precisa descansar, assim terá forças para irem juntos à delegacia. Mostrando gratidão pela ajuda que está recebendo de Caio, Aline se deita no peito do rapaz e chora como se não houvesse amanhã.