Após ser presa por uma injustiça, Aline não desiste de lutar pelos seus direitos, declara guerra contra Antônio e consegue trazer importante aliado para seu lado para derrubá-lo, em Terra e Paixão.
Desde que resolveu se colocar no caminho de Antônio La Selva, Aline comprou uma briga grande com o magnata, pois ele não admite que ninguém lhe afronte, muito menos uma pessoa como ela, cujo único propósito é impedir que ele concretize seus planos.
Para conseguir tirar a professora de seu caminho, Antônio armou um plano que acabou culminando na prisão da jovem. Não conseguindo lidar com a injustiça que se abateu sobre ela, Aline resolve devolver na mesma moeda todo o sofrimento que o empresário lhe fez passar.
Antônio entra na mira de Aline, que deseja se vingar dele
Aline quer que Antônio sinta a mesma sensação que ela sentiu ao ser vítima de uma injustiça, assim ele aprenderá a não ficar manipulando as pessoas. Tudo começa com a professora tendo a ideia de juntar provas que comprometam o rival e mostre que ele não é quem diz ser.
Para conseguir dar andamento em seu plano, Aline terá a ajuda de Ruan, um dos capatazes de Antônio, responsável por sua prisão. O depoimento do empregado foi crucial para que ela fosse apontada como a assassina de Isabel, sua melhor amiga, morta a mando do empresário.
Ruan resolve ajudar Aline a acabar com Antônio
Ruan, no entanto, se mostra arrependido por fazer Aline ser presa injustamente. Por conta disso, Aline consegue trazê-lo para o seu lado e fazê-lo um importante aliado em seu desejo de vingança contra Antônio.