Os telespectadores que estão acompanhando a novela Terra e Paixão verão que Aline (Barbara Reis) enfrentará um terrível revés em sua vida quando se vê injustamente atrás das grades, acusada de um crime que não cometeu. Como não poderia deixar de ser, tudo não passará de mais um plano diabólico de Antônio (Tony Ramos), que quer as terras dela por toda lei.
Em uma conversa reveladora, Aline compartilha com Isabel (Yasmin Gomlevsky) os detalhes de sua vida e do confronto com o poderoso fazendeiro. Nessa conversa, a viúva até contará que foi Antônio quem matou o seu marido. No entanto, logo após a conversa, a jornalista decide confrontar o vilão e o chantageia, exigindo dinheiro em troca de não publicar a matéria com as informações reveladas por Aline. Antônio, porém, decide resolver a situação de uma outra forma.
Tragicamente, Isabel é assassinada, e seu corpo é encontrado nas terras de Aline, levando a protagonista a ser acusada do crime e ser presa, deixando Caio (Cauã Reymond) desesperado e sem esperanças.
Caio procura ajuda
Em busca de orientação, Caio procura Jurecê (Daniel Munduruku) na tribo indígena. Surpreendentemente, Jurecê revela que estava aguardando a chegada de Caio e pede que ele se acalme para que possa agir da melhor maneira possível e salvar a mulher amada.
Jurecê revela quem salvará Aline
Caio expressa sua tristeza pelo fato de Aline não corresponder aos mesmos sentimentos que ele nutre por ela, mas Jurecê lhe assegura que isso pode mudar em breve. O Xamã conduz Caio diretamente ao ponto crucial e, ao queimar algumas folhas, tem uma visão de uma pessoa capaz de ajudar o rapaz a libertar Aline da prisão: Lucinda (Débora Falabella).
Assim, Jurecê instrui Caio a procurar a gerente da cooperativa. Com o passar do tempo, Lucinda desenvolve uma conexão cada vez mais profunda com Aline e, secretamente, se volta contra Antônio. Como afilhada do juiz responsável pelo caso, ela consegue obter um documento que garantirá a liberdade da viúva.