Longe da TV, ator largou tudo após se sentir desrespeitado pela Globo e terá que pagar uma fortuna a emissora

O ator abandonou minissérie na metade e nunca mais pisou na TV Globo, tendo encerrado a carreira em outra emissora.

PUBLICIDADE

O ator Ewerton de Castro, que teve uma extensa carreira na TV Globo, rescindiu o seu contrato com a emissora em 2002 e abandonou as gravações da minissérie O Quinto dos Infernos. Após quase 20 anos trabalhando e interpretando papéis importantes em novelas, como Fera Ferida, Roque Santeiro e De Corpo e Alma, o ator alegou falta de respeito por parte da Globo e ficou incomodado ao descobrir que seu personagem, Cauper, um comerciante, não tinha relevância na minissérie.

O ator expressou sua insatisfação na época, afirmando que não foi respeitado artisticamente, já que seu personagem não tinha falas e raramente aparecia enquadrado pela câmera. Ele não esperava ser chamado para fazer uma quase figuração, especialmente considerando seus 34 anos de carreira.

TV Globo processou o ator

Em resposta à quebra de contrato, a Globo processou o ator e exigiu o pagamento de uma multa. A emissora afirmou à Justiça que foi pega de surpresa e enfrentou diversos transtornos com o abandono de um de seus personagens. Devido a isso, teve que reescrever vários capítulos para tentar minimizar o impacto na obra.

A Globo defendeu que o ator foi contratado como coadjuvante e que não houve desrespeito profissional. Segundo a emissora, por mais famoso que fosse, um ator não poderia interferir nos critérios de direção e produção de uma obra.

Após 21 anos do ocorrido, no último 15 de maio, a Justiça deu razão à Globo e condenou Ewerton de Castro a pagar uma multa estabelecida no contrato, já corrigida e acrescida de juros, no valor aproximado de R$ 210 mil. A decisão considerou que o ator, ao assinar o contrato, já havia recebido o roteiro da minissérie, onde estava claro que seu papel teria menor importância. No entanto, Ewerton ainda tem a possibilidade de recorrer da sentença.

Por onde anda Ewerton de Castro?

Após se demitir da TV Globo, Ewerton de Castro fez alguns trabalhos na Record, tendo se destacado na novela A Escrava Isaura, onde interpretou Belchior. Ele se aposentou da carreira de ator em 2010, quando decidiu não renovar seu contrato com a Record TV e fixou residência nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Sua presença marcante e talento em novelas populares fazem com que seu nome seja frequentemente mencionado quando se fala sobre atores que desapareceram da TV.