A Justiça brasileira de 1996 debochou do julgamento pelo assassinato de Ralf (Oscar Magrini) na reta final da novela O Rei do Gado. Na trama, que vem sendo reprisada pela terceira vez no Vale a Pena Ver de Novo, Marcos, interpretado por Fábio Assunção, assume a responsabilidade pelo crime e aguarda o julgamento em liberdade.
A reexibição da novela na Globo mostrará em breve o momento em que ele será levado perante o juiz, interpretado por Paulo Goulart, que considerará tanto a defesa de Marcos quanto a opinião do júri para decidir o destino do réu.
Julgamento de Marcos Mezenga
Ralf havia sido espancado pelos capangas de Orestes (Luiz Parreiras), marido de Suzane (Leila Lopes), mas Marcos, movido pelo desejo de vingar sua mãe, enterrou o corpo do gigolô na areia e, durante a madrugada, o mar o afogou completamente. Esses detalhes são lembrados durante o julgamento, despertando a atenção da Justiça e dos advogados da vida real, que criticaram a trama de O Rei do Gado.
Mesmo sendo réu confesso, Marcos é inocentado do crime de homicídio e não é enviado para a prisão. A determinação judicial considera o delito cometido pelo playboy como “vilipêndio de cadáver”, e Marcos pega uma pena leve de apenas um ano de detenção, que pode ser cumprida em liberdade. O crime cometido por Marcos é considerado de menor gravidade do que um homicídio, pois segundo o entendimento do juiz, ele apenas mexeu em um corpo já falecido.
Final de Marcos em O Rei do Gado
Após ter a certeza de que não irá para a cadeia, Marcos sente um grande alívio e decide seguir em frente com sua vida ao lado de Liliana (Mariana Lima) e seu filho, que já terá nascido nesse momento. O filho de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) também comandará todos os negócios do pai após o julgamento.
É importante ressaltar que, na época da exibição original de O Rei do Gado, muitos advogados e juristas criticaram a decisão do juiz retratada na novela. Afinal, mesmo tendo causado a morte de alguém, Marcos não foi condenado por homicídio. Essa controvérsia gerou um grande escândalo na ocasião e acabou virando piada.