Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, que faleceu aos 75 anos na segunda-feira (8), deixou sua marca não apenas na música, mas também nas aberturas de novelas. Nove produções diferentes contaram com a voz da cantora para embalar seus créditos iniciais. Mas, apesar de tantas novelas contarem com o talento incomum da roqueira, uma em especial acabou virando um grande trauma na carreira da artista.
Após não gostar do resultado final de sua música para a novela Zazá, de 1997, Rita Lee prometeu nunca mais fazer uma abertura. Para sorte dos fãs das novelas, e também da boa música, a artista declinou de sua promessa e fez mais trabalhos para a TV Globo.
Aberturas com Rita Lee
A novela O Pulo do Gato, de 1978, foi a primeira a ter uma música de Rita Lee em sua abertura. Como não poderia deixar de ser, a canção escolhida foi “Eu e Meu Gato”. Dois anos mais tarde, na trama Chega Mais, a artista engatou sua música homônima para a abertura da trama. Já em Final Feliz, de 1982, a música que embalou os créditos foi “Flagra”.
A roqueira chegou a regravar uma famosa marchinha de carnaval para a novela Sassaricando, de 1987. Já em 1990, a artista gravou “La Miranda” para a novela Lua Cheia de Amor. O fenômeno A Próxima Vítima, de 1995, também teve Rita Lee em sua abertura, com a gravação da música “Vítima”.
A música que fez Rita Lee repensar o lance de fazer aberturas foi “Dona Doida”, que tocava todo início de noite na novela Zazá, de 1997. A novela foi um fracasso de audiência e ainda deixou um trauma na cantora. Rita não gostou do refrão repetitivo “Cadê Zazá, Zazá, Zazá?”. A música seria uma homenagem para a atriz Fernanda Montenegro, mas Rita passou a detestar a constante repetição dos versos.
A cantora também entendeu que músicas inseridas em cenas das novelas davam muito mais retorno e reconhecimento, pois saturavam bem menos. Sendo assim, Rita Lee decidiu que não faria aberturas nunca mais.
A volta de Rita Lee nas aberturas da TV Globo
Apesar de sua promessa, a roqueira voltou atrás 13 anos depois para o remake de Ti Ti Ti, de 2010. A música da trama original, de 1985, já era dela, mas na ocasião foi gravada pela banda Metrô. Para o remake de 2010, a TV Globo decidiu utilizar a própria voz da compositora.
Na novela Espelho da Vida, de 2018, Rita Lee fez sua última abertura com a canção “Minha Vida”, que é uma versão sua para a clássica In My Life, dos Beatles.
Segundo a própria TV Globo, Rita Lee é a artista que mais fez aberturas de novelas, com nove produções. Ela é seguida pelo cantor Ney Matogrosso, que fez oito.