A TV Globo realizou nessa sexta-feira (05) mais uma rodada de demissões em São Paulo, afetando as áreas de tecnologia e operações. Entre os profissionais dispensados estavam operadores de câmeras e de teleprompter que trabalhavam com a apresentadora Ana Maria Braga no programa Mais Você.
De acordo com informações disponibilizadas pelo site Notícias da TV, esses operadores também desempenhavam funções em programas de jornalismo e esporte da emissora, como o Globo Esporte SP, apresentado por Felipe Andreoli, o Jornal Hoje, que tem César Tralli como âncora, e também o Jornal da Globo, com Renata Lo Prete. Espera-se que mais cortes ocorram nos próximos dias.
Plano da Globo é conter gastos
As demissões dessa sexta-feira, assim como as últimas feitas pela TV Globo, tiveram a motivação de contenção de gastos da emissora, que no momento busca equilibrar suas finanças. Nessa última leva, 20 profissionais foram demitidos da empresa, o que gerou nos bastidores um absoluto clima de comoção e tristeza, especialmente porque alguns desses profissionais estavam na casa há mais de 20 anos.
Nova tecnologia da TV Globo
Os cortes também estão relacionados a um plano que a Globo pretende implementar em São Paulo, que já é aplicado de forma pontual em outros locais: o uso de câmeras-robô controladas por joystick, sem intervenção humana. Essa técnica já é utilizada no Jornal Nacional e no estúdio da GloboNews em São Paulo.
Agora, a direção de Jornalismo pretende expandir essa tecnologia para outros jornais locais paulistas, diminuindo ainda mais os custos com profissionais da área. Testes estão sendo realizados para aprimorar essa nova abordagem tecnológica.