O ator Bernardo Dugin registrou uma denúncia formal contra o padre Antonio Carlos dos Santos por suposta prática de homofobia durante uma missa ocorrida em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no domingo (30).
O artista afirma que estava acompanhado de seu namorado durante a missa de sétimo dia de um familiar, quando o pároco o atacou verbalmente. Relata que se sentiu profundamente triste e incomodado com a situação, e considera o incidente um crime contra sua existência.
Ataque dentro de igreja
Bernardo Dugin ressalta que a igreja e a liberdade de expressão não podem ser usadas como justificativa para a propagação de ódio e preconceito. O ator formalizou a denúncia na 151ª Delegacia de Polícia de Nova Friburgo.
Ainda acrescentou que deixou o templo religioso assim que ouviu o discurso homofóbico do pároco, mas que ficou profundamente abalado, principalmente por estar acompanhado de sua família na ocasião. “É com muita dor e tristeza que registro um crime”, disse em um trecho da declaração.
Ele se mostrou bastante abalado com a situação e lamentou que o episódio de ódio tenha ocorrido em um momento tão difícil para todos que estavam presente na igreja, incluindo seus sobrinhos.
Discurso de padre durante missa de 7º dia
O ator também pontuou os ataques gratuitos por parte do padre aconteceram durante a homilia proferida na missa em que estava presente. Dugin relatou que o padre fez diversas declarações preconceituosas. Por fim, reforçou que esse tipo de discurso é inaceitável e que é preciso lutar contra a disseminação do preconceito em todas as esferas da sociedade.