O influenciador Agenor Tupinambá usou as redes sociais para anunciar que entregou sua capivara de estimação, apelidada de Filó, para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O animal, também conhecido como Filomena, era um dos personagens principais em muitos vídeos do rapaz.
A partir dessa decisão, todos os conteúdos com a participação do mamífero foram excluídos. Agenor também foi multado em R$ 17 mil. O animal era frequentemente visto em vídeos nadando, descansando e comendo capim, ao lado do influencer.
Agenor devolve Filó para o Ibama
Uma campanha de arrecadação foi aberta para ajudar Agenor a pagar a multa de R$ 17 mil imposta pela Justiça em decorrência da denúncia de abuso, maus-tratos e exploração animal.
Além disso, o influencer teve que entregar Filomena, a capivara que protagonizava seus vídeos, ao Ibama. Agenor publicou uma mensagem emocionada em suas redes sociais, se despedindo da Filomena, na madrugada desta sexta-feira (28/04).
Luisa Mell se pronuncia sobre caso da capivara Filó
A conhecida influenciadora Luisa Mell, ativista pelos direitos dos animais, afirmou que não foi responsável por denunciar o influenciador Agenor Tupinambá, conhecido tiktoker, que mostrava sua rotina com a capivara Filó, que foi obrigado a entregá-la ao Ibama.
Ela negou as acusações e disse que tentou ajudar Agenor de alguma forma, mas que o referido órgão não se mostrou flexível. Luisa ressaltou que a notícia sobre sua suposta denúncia não é verdadeira e várias pessoas estão divulgando isso como se fosse verdade.