Justiça de SP ‘corta as asas’ de Valdemiro Santiago e ele fica sem motivos para sorrir

Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a apreensão de uma aeronave do fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

PUBLICIDADE

O juiz Felipe Poyares Miranda, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a apreensão de uma aeronave do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. A decisão é consequência de uma dívida de R$ 21,4 milhões contraída pela empresa do pastor, a Intertevê Serviços Ltda, que apresentou o avião como garantia de pagamento.

De acordo com o Nacional Bank, autor da ação, o genro de Valdemiro, Filipe Pires Iannie, representante da empresa, assinou um termo de confissão de dívida em 2018 no qual a aeronave foi listada como penhora. O apóstolo nega a dívida e afirma que é uma tentativa de golpe por parte do ex-genro. Ele abriu uma queixa-crime contra Iannie.

Multa de 20% ainda poderá ser aplicada sobre o valor da dívida

O banco acusa Valdemiro de não honrar os pagamentos acordados e de tentar ocultar o patrimônio transferindo a propriedade do avião para a Eu Transpiro Adoração, uma empresa de uma de suas filhas. O Nacional Bank pede ainda a aplicação de uma multa de 20% sobre o valor da dívida.

A empresa da filha do pastor não entregou a aeronave e alega que é impossível cumprir a determinação devido a uma ordem de restrição de voo emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil. A decisão do juiz é que a aeronave seja entregue a um oficial de justiça no Aeroporto de Jundiaí (SP) dentro de 24 horas.

Igreja Mundial do Poder de Deus

A Igreja Mundial do Poder de Deus tem sede em São Paulo e conta com milhares de fiéis espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Valdemiro Santiago é uma figura bastante conhecida no meio evangélico e já foi envolvido em polêmicas envolvendo denúncias de enriquecimento ilícito e acusações de fraudes financeiras.