Longe das novelas desde que viveu Julieta em Orgulho e Paixão, novela de Marcos Bernstein, que a Rede Globo exibiu em 2018 na faixa de horário das 18 horas, Gabriela Duarte é mais uma atriz que não teve o seu contrato renovado com a emissora, onde permaneceu durante 34 anos.
A filha de Regina Duarte estreou na Rede Globo em 1989 quando atuou na série Top Model. A atriz também integrou o elenco de várias novelas como o remake de Irmãos Coragem e Por Amor. Nessa trama de Manoel Carlos, ela interpretou Maria Eduarda, a filha de Helena, papel vivido por sua mãe. Maria Eduarda é considerada a personagem que teve maior repercussão ao longo da carreira de Gabriela.
A atriz foi a protagonista da minissérie Chiquinha Gonzaga
A atriz também teve papéis de destaque nas tramas de Passione, América, Sete Pecados e Esperança. Sob a direção de Jayme Monjardim, Gabriela foi a protagonista da minissérie Chiquinha Gonzaga, que alcançou elevados índices de audiência na época da sua exibição, que ocorreu nos primeiros meses de 1999.
O seu retorno à Rede Globo não está descartado. Porém, o seu compromisso com a emissora para a realização de futuros trabalhos será válido apenas por obra certa. Essa prática, o canal passou a adotar nos últimos tempos em relação aos atores que foram dispensados.
No momento, Gabriela vem se dedicando à sua autobiografia, que vem sendo escrita em parceria com a jornalista Brunna Cindini. Por enquanto, a publicação não tem data definida para ser lançada.
Gabriela Duarte esteve casada durante 19 anos
Aos 48 anos, a atriz está solteira desde 2022 quando chegou ao fim o seu casamento de 19 anos com o fotógrafo Jairo Goldflus. Os dois tiveram 2 filhos, Manuela e Frederico, de 15 e 10 anos respectivamente