A jornalista Patrícia Poeta falou sobre o diagnóstico de dengue hemorrágica que a levou para a unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital. A apresentadora do Encontro falou sobre o momento vivido durante o programa desta sexta-feira (3).
Patrícia Poeta contou que teve dengue hemorrágica, o quadro mais grave da doença, causada pela picada do mosquito aedes aegypti. Ela precisou ser levada para a UTI. A jornalista não deu mais detalhes sobre o problema de saúde ocorrido no passado. “Foi horrível”, afirmou.
Encontro alerta sobre dengue
O programa Encontro exibiu informações importantes sobre a dengue na edição desta sexta-feira (03). O Encontro informou aos telespectadores que a Anvisa liberou uma vacina contra a doença causada pela picada do aedes aegypti. Pessoas de 4 a 60 anos poderão ser vacinadas.
A vacina passa a ter efeito depois de duas doses – e há intervalo de três meses entre elas. Um ano depois da imunização, a proteção contra a doença chega a 80%. Não há informações de quando a vacina será disponibilizada pelo sistema único de saúde ou de quanto custará na rede privada. Pessoas que não tiveram dengue poderão tomá-la.
Casos de dengue aumentam
O encontro informou aos telespectadores que os casos de dengue estão crescendo em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, houve aumento de cerca de 1.000% dos casos neste verão. Usar repelente, roupas claras e de manga longa são importantes para evitar a aproximação do mosquito aedes aegypti, que é o agente transmissor da dengue.