Gracindo Junior, filho do famoso ator Paulo Gracindo, iniciou sua carreira na televisão em 1965, na novela “Rosinha do Sobrado”. Com participação em diversas obras, como “O Casarão” (1976), “Dona Beija” (1986) e “O Bem-Amado” (1973), uma das suas tramas de maior destaque, Gracindo também atuou em produções da Record, como “Ribeirão do Tempo” (2010) e “Rei Davi” (2012). Em 2015, aos 72 anos, ele processou a emissora, alegando trabalhar 11 horas por dia, sem direito a intervalo ou descanso.
Ator larga tudo para ter vida pacata morando no interior
Atualmente com 79 anos, Gracindo mora em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, na sua pousada, Casa da Colina, com a esposa, Daisy Poli.
O ator passa seus dias estudando projetos e tocando violão. Em entrevista concedida em maio de 2021, a filha do ator, Daniela Gracindo, contou que seus filhos e netos costumavam visitá-lo com frequência antes da pandemia.
Além de Daniela, filha de Gracindo com a atriz Débora Duarte, ele teve Yan, Gabriel e Pedro Gracindo, sendo os dois últimos filhos do casamento com Daisy, que já dura 46 anos.
Ator ganhou processo contra a Record
Após ganhar a ação judicial, o ator teve direito a receber horas extras, férias anuais, 13° salário, reajustes salariais, aviso prévio e multa de 40% sobre o saldo atualizado do fundo de garantia que deveria existir na data de demissão, além do próprio FGTS que não foi recolhido pela emissora. Desde então, seu trabalho mais recente na televisão foi em 2018 na série Magnífica 70, produzida pela HBO.