TV Globo ‘se desdobra’ em busca de patrocinadores para o Carnaval 2023

Às vésperas da cobertura carnavalesca, canal carioca fechou apenas um patrocínio.

PUBLICIDADE

A TV Globo vem enfrentando dificuldades para atrair patrocinadores para sua cobertura do Carnaval – que está prestes a começar. Até o momento, apenas uma empresa fechou um acordo de patrocínio, enquanto outras negociações ainda estão em andamento. O mercado publicitário parece não estar interessado em investir na televisão até abril. Além disso, os desfiles escolares não estão atraindo anunciantes.

Até o momento, única empresa que fechou acordo com a emissora carioca foi a Brahma, marca de cerveja da Ambev e maior distribuidora de bebidas do Brasil. Este acordo é uma renovação de um contrato existente desde 2021, quando o Carnaval foi interrompido devido à pandemia da Covid-19.

A Globo vem buscando outras oportunidades de patrocínio, visto que a emissora não vê vantagens em fechar as cotas de patrocínio com uma única marca. Algumas outras negociações também estão em andamento, mas se não houver interesse do mercado publicitário, a emissora sofrerá um prejuízo com a cobertura do evento.

Mesmo com a baixa procura, os diretores da emissora não culparam o departamento comercial, mas sim o mercado publicitário. Em diversas consultas feitas pela Globo, as empresas responderam que não farão grandes investimentos na televisão até abril, quando a programação do canal apresentará novidades.

Novas negociações

Este ano, a Globo está experimentando um modelo de negócios diferente para o Carnaval de São Paulo. Neste novo acordo, a emissora reduz o pagamento fixo para as escolas de samba e deposita um valor variável que será repassado dependendo das metas publicitárias alcançadas. No entanto, a principal preocupação é se as vendas serão tão bem-sucedidas quanto o esperado. Se não forem, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo pode hesitar em renovar o contrato para o próximo ano.

Programação especial

Por meio de nota enviada ao Notícias da TV, a emissora carioca confirmou o acordo com a cervejaria e a possibilidade de novos contratos com outras empresas: “A Brahma é a patrocinadora do Carnaval Globeleza 2023, incluindo a transmissão dos desfiles escolares de São Paulo e Rio de Janeiro”, disse ao completar que a marca também será estampada no “Glo na Rua”, programa lançado nas tardes do canal – com coberturas especiais do Carnaval 2023.