Os telespectadores que acompanham a vigésima terceira edição do Big Brother Brasil já viram algumas vezes o lutador conhecido como Cara de Sapato tendo intensas crises de ansiedade. Nessas crises, o confinado teve o apoio e a ajuda de Amanda, que foi sua dupla no início do reality da TV Globo.
Mário Figueiredo, irmão de Cara de Sapato, revelou em entrevista à revista Quem, que essas crises começaram quando o lutador ainda era criança. Na conversa com a revista, Mário abriu o jogo contando que o irmão foi diagnosticado com o transtorno neuropsiquiátrico conhecido como Síndrome de Tourette.
O que é Síndrome de Tourette e qual o seu tratamento?
A Síndrome de Tourette é uma condição neurológica que causa tiques involuntários e movimentos repetitivos, bem como vocais. Esses tiques podem incluir piscar excessivo, sacudir a cabeça, puxar o cabelo e outros comportamentos físicos. Algumas pessoas com a síndrome de Tourette também podem experimentar tiques vocais, como gritar palavrões ou emitir sons estranhos. Embora a causa exata da síndrome de Tourette ainda não seja conhecida, acredita-se que tenha uma base genética e que seja influenciada por fatores ambientais. A síndrome de Tourette é uma condição crônica e pode ser tratada com medicamentos e terapia comportamental.
Antes do BBB23, Sapato passava por acompanhamento
“Aos nove anos ele começou a apresentar alguns sintomas e posteriormente ele foi diagnosticado…O Sapato sempre teve acompanhamento e as crises nunca chegaram a um estado crítico ou atrapalhá-lo em sua profissão“, disse o irmão do lutador.
Além de revelar a síndrome do irmão, Mário também disse que torce para que Cara de Sapato forme um casal com sua ex-dupla Amanda.