Pode ser pela grande concorrência no ano ou simplesmente porque os responsáveis pela escolha “estavam em um dia ruim”, por assim dizer. Mas a verdade é que muitos ótimos filmes acabam não tendo a honra de ganhar a estatueta mais famosa de Hollywood.
Fato que não significa que as obras sejam de qualidade duvidosa ou que não tenham ganhado o apreço do público e até da crítica. Muito pelo contrário.
Hoje você irá conhecer alguns filmes que não ganharam o Oscar, mas deveriam.
Clube da Luta (1999)
Clube da Luta é uma obra-prima do cinema, seu roteiro bem elaborado e discussões filosóficas ficaram marcadas na memória de quem a assistiu. A história conta a vida de um homem que já está cansado de sua rotina. Assim, ele junto de outros dois personagens buscam uma maneira inusitada de extravasar o que sentiam…bem, pelo título do filme, dá para imaginar o que era.
Apesar de tanto sucesso, o filme foi apenas indicado por efeitos sonoros, e mais nada. Uma injusta análise na época para um filme inesquecível.
O Iluminado (1980)
Infelizmente o gênero terror não é bem visto nas premiações deste calibre, por isso a premiação de “O Exorcista”, foi na época algo tão marcante. Porém a grande verdade é que é um erro deixar que obras como “O Iluminado” não receba sua devida atenção. Um filme tenso, com atuações inacreditáveis como a de Jack Nicholson e que marcou época, mas não conseguiu sua premiação no Oscar.
Guerra nas Estrelas (1977)
Guerra nas Estrelas até ganhou premiações e o Oscar em trilha sonora e produção, mas sinceramente? Não vencer como filme no ano foi mais uma das injustiças da premiação, assim como nas obras anteriores.
Guerra nas Estrelas foi o primeiro filme da franquia de maior sucesso da história do cinema pelo mundo. Ele contava a história de um Jedi e sua luta pela proteção da galáxia, algo teoricamente simples, mas que se mostrou em um universo amplo e cheio de detalhes e batalhas épicas. Um marco.