Nos últimos capítulos da novela Vencer o Desamor, Ariadna finalmente conhecerá Açucena, ex-esposa de Calixto. A mulher aceitará ser entrevistada pela jornalista e irá de óculos escuros e com os cabelos penteados de forma que esconda parte de seu rosto.
Chorando, a vítima contará para Ariadna que ela não só foi abusada sexualmente pelo primo de Calixto, mas que ele é um monstro e a deixou deformada, mostrando para a mãe de Tadeu o seu rosto com cicatrizes.
Açucena conta segredo de Calixto
A moça contará que vivia uma relação tóxica com Calixto, que sofria de impotência sexual, mas a culpava por não conseguir ter relações com ela. Calixto também era agressivo e queria a manter trancada dentro de casa, a proibindo de trabalhar ou ter contato com qualquer outra pessoa, pois não gostava que falasse com outros homens, mesmo sabendo que a moça lidava com o público em seu trabalho e tinha de falar com homens e mulheres todos os dias.
Na última briga dos dois, Açucena se recusou a ser dominada pelo marido, que estava a proibindo de sair de casa. Ela disse que estava tudo acabado e que ele nunca mais ia saber nada dela. Irritado, o homem partiu para cima da esposa, a amarrou com um cinto e a espancou por dois dias.
Calixto mandou o primo se vingar da esposa
Açucena dirá que conseguiu fugir de Calixto e o denunciou. O bandido foi preso, mas ela teve medo de o encontrar novamente e acabou faltando nas acareações e determinações legais para apurar o caso. Com isso, Calixto foi colocado em liberdade.
Quando deixou a prisão, Calixto pediu que seu primo se vingasse dela. Para isso, o homem se passou por outra pessoa chamada Eliseu em uma rede social. Açucena acabou se afeiçoando pelo homem, que demonstrava ser o oposto de Calixto.
Ariadna salientará que os abusadores sempre estudam suas vítimas e as redes sociais costumam ser a principal forma de investigação e aproximação com as mulheres que pretendem atacar.
Primo de Calixto a violentou
Açucena conta que com o tempo descobriu que Eliseu e Calixto eram primos e tudo não passou de uma armadilha para que um vingasse o outro. Eliseu então a violentou e a feriu de uma forma permanente, deixando seu rosto desfigurado.
Ariadna dá seu apoio para a moça e fica cada vez mais próxima de descobrir que Lino é o primo misterioso de Calixto e o mesmo abusador em série que Joaquim estava investigando antes de infartar mortalmente.