A novela Travessia começou a ser criticada antes mesmo de estrear no horário nobre da Globo. A confirmação de Jade Picon no elenco deixou internautas perplexos e a emissora foi detonada. Hoje é possível listar pelo menos cinco pontos que justifiquem o fracasso da trama, que teve recorde negativo de audiência.
Faltou tecnologia: a novela foi apresentada como sendo uma história moderna, com a tecnologia como tema principal. Depois de três meses no ar e quase nada de falar desse assunto, a trama se encontra perdida. Nem o robô garçom no bar Encanto da Vila salvou a história do ‘fracasso tecnológico’.
Jade Picon: a influenciadora digital foi rejeitada no BBB22 e quando o público descobriu que ela estaria em Travessia, começaram a criticá-la. Com a estreia da novela, ficou claro que ela não estava preparada para o papel e sua atuação foi detonada na web.
O público acha a história muito confusa
História sem nexo: o telespectador tem dificuldade para entender a história de Glória Perez. As coisas não se encaixam, a novela é remendada o tempo todo e coisas sem explicação acontecem sucessivamente.
Protagonista apagada: no início de Travessia, o público pensou que Jade Picon fosse a protagonista da novela, pois aparecia o tempo todo, diferente de Lucy Alves, que estava apagada e interpretando uma personagem sonsa. Só depois de um bom tempo é que isto mudou.
Autora não conseguiu prender o telespectador
Bons atores com tramas mornas: o elenco de Travessia conta com grandes atores e atrizes, porém, eles interpretam personagens fracos, com histórias confusas, que não prendem a atenção do público. Na estreia do folhetim, Moretti levou um tiro no peito, pulou da janela do hotel e sobreviveu, ou seja, desde o começo que a trama de Glória Perez é detonada pelo público.