O apresentador Fausto Silva passou mais de três décadas na TV Globo comandando o Domingão do Faustão. Irreverente, o comunicador sempre brincou muito com os funcionários de sua equipe e, ainda no início da atração, um cinegrafista chamava a atenção dos telespectadores por sempre entrar na onda de Faustão.
Trata-se de Renato Larangeira, ou simplesmente Renatão, que se tornou em pouco tempo o operador de câmera preferido do apresentador.
Alvo principal das piadas de Fausto Silva, Renatão passou a ir trabalhar fantasiado todos os domingos. Houve programas em que ele estava de índio, de cigana, de vaca, de mago, de mergulhador e, por aí vai. Dessa forma, Renato Larangeira se tornou uma atração à parte no programa e muitos telespectadores ligavam no Domingão justamente para ver qual era a fantasia que o câmera estava usando no dia.
Faustão o aconselhou a cuidar da saúde
Renatão permaneceu no Domingão do Faustão até 2004, quando passou a enfrentar problemas de locomoção devido a seu peso. Na época, o câmera estava pesando 180 quilos e o apresentador lhe recomendou que cuidasse de sua saúde. “Falou para mim: ‘Renatão, eu gosto de você e gostaria que você fosse cuidar da sua saúde. Eu vou sentir muita falta sua'”, revelou o ex-cinegrafista recentemente no Domingo Show, da Record.
Renatão saiu da Globo e fez bariátrica
Seguindo os conselhos de Faustão, Renato Larangeira deixou a Globo em 2004 para realizar uma bariátrica. Após sua recuperação, ele ainda voltou para a TV para gravar algumas novelas da Record. O último trabalho dele na emissora foi em 2011.
Com 70 quilos a menos, hoje Renatão curte sua aposentadoria ao lado de sua esposa, em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro.